Dąbrowski e Superdotação

Quando falamos de superdotação, frequentemente focamos nas habilidades cognitivas. Mas a teoria das Sobre-Excitabilidades (SEs) de Kazimierz Dąbrowski revela uma verdade mais profunda: a superdotação é uma realidade neurobiológica que se manifesta por meio de sensibilidades intensificadas. Essas cinco SEs — psicomotora, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional — não são defeitos. São respostas amplificadas do sistema nervoso ao mundo, sinalizando potencial extraordinário.

As Cinco Sobre-Excitabilidades: Janelas para a Mente Superdotada

  • SE Psicomotora
    • Manifestações: Energia inesgotável, fala acelerada, necessidade de movimento.
    • Exemplo: Uma criança que desmonta relógios para “ver o tempo funcionar”.
    • Estratégia: Canalizar a energia para clubes de robótica ou debates.
  • SE Sensorial
    • Manifestações: Reações intensas a texturas, sons ou luzes.
    • Exemplo: Um aluno que se distrai com o barulho do ar-condicionado.
    • Estratégia: Oferecer pausas sensoriais e permitir fones antirruído.
  • SE Intelectual
    • Manifestações: Questionamento incessante, fascínio por quebra-cabeças lógicos.
    • Exemplo: Um adolescente que debate filosofia durante o recreio.
    • Estratégia: Criar projetos de pesquisa personalizados.
  • SE Imaginativa
    • Manifestações: Imaginação vívida, criação de mundos fantásticos.
    • Exemplo: Uma criança que escreve histórias épicas durante as aulas.
    • Estratégia: Integrar narrativas criativas nas atividades científicas.
  • SE Emocional
    • Manifestações: Empatia profunda, ansiedade existencial.
    • Exemplo: Um jovem que chora ao ver notícias sobre injustiça social.
    • Estratégia: Ensinar metacognição: “Sua intensidade é seu superpoder”.

Quando falamos de superdotação, frequentemente focamos nas habilidades cognitivas. Mas a teoria das Sobre-Excitabilidades (SEs) de Kazimierz Dąbrowski revela uma verdade mais profunda: a superdotação é uma realidade neurobiológica que se manifesta por meio de sensibilidades intensificadas. Essas cinco SEs — psicomotora, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional — não são defeitos. São respostas amplificadas do sistema nervoso ao mundo, sinalizando potencial extraordinário.

Professora:
Patricia Neumann

Curso:
Sobre-excitabilidade e Educação Emocional na Superdotação

Neste curso veremos acerca da sobre-excitabilidade e da educação emocional na superdotação, da infância à vida adulta. Parte-se da compreensão, a partir da Teoria da Desintegração Positiva (TDP), de níveis de desenvolvimento, de superdotação como desenvolvimento assincrônico, bem como a perspectiva fenomenológica e transdimensional de desenvolvimento do potencial em talentos.