Quando falamos de superdotação, frequentemente focamos nas habilidades cognitivas. Mas a teoria das Sobre-Excitabilidades (SEs) de Kazimierz Dąbrowski revela uma verdade mais profunda: a superdotação é uma realidade neurobiológica que se manifesta por meio de sensibilidades intensificadas. Essas cinco SEs — psicomotora, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional — não são defeitos. São respostas amplificadas do sistema nervoso ao mundo, sinalizando potencial extraordinário.
Quando falamos de superdotação, frequentemente focamos nas habilidades cognitivas. Mas a teoria das Sobre-Excitabilidades (SEs) de Kazimierz Dąbrowski revela uma verdade mais profunda: a superdotação é uma realidade neurobiológica que se manifesta por meio de sensibilidades intensificadas. Essas cinco SEs — psicomotora, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional — não são defeitos. São respostas amplificadas do sistema nervoso ao mundo, sinalizando potencial extraordinário.
Neste curso veremos acerca da sobre-excitabilidade e da educação emocional na superdotação, da infância à vida adulta. Parte-se da compreensão, a partir da Teoria da Desintegração Positiva (TDP), de níveis de desenvolvimento, de superdotação como desenvolvimento assincrônico, bem como a perspectiva fenomenológica e transdimensional de desenvolvimento do potencial em talentos.