Questionário de Indicadores de Sobre-excitabilidade
em Crianças e Adolescentes

Olá, bem-vinda(o)! Sou a Patrícia Neumann e desenvolvi o Questionário de Indicadores de Sobre-excitabilidade em Crianças e Adolescentes (versão para Responsáveis, Profissionais da Educação e/ou Saúde).

Este instrumento é composto por afirmações nas áreas imaginativa, emocional, intelectual, sensorial e psicomotora.

A finalidade é de mapeamento de indicadores para se ter uma noção do funcionamento da criança ou adolescente sem objetivo diagnóstico nem psicométrico.

Orientações Iniciais
1) Você pode usar este questionário em relação ao público de 3 a 17 anos.

2) Se quiser, você pode responder apenas uma parte do questionário e voltar depois. (desde de que não feche o navegador).

3) Ao final, você receberá, em teu e-mail, os resultados do questionário.

4) Ao responder este questionário, você está ciente e em acordo de que as informações fornecidas vão para um banco de dados que poderá ser utilizado com fins de estudos dentro da ética em pesquisa.

A finalidade é de mapeamento de indicadores para se ter uma noção do funcionamento da criança ou adolescente sem objetivo diagnóstico nem psicométrico.


Quem está respondendo o questionário? *
Digite seu Whatsapp com DDD: *
Qual seu email? *
Nome completo da criança ou adolescente: *
Qual a idade da criança ou adolescente? *

Ano escolar: *

Qual é a raça da criança ou adolescente? *
Qual é o sexo biológico da criança ou adolescente? *

A criança ou adolescente tem alguma destas condições de desenvolvimento? *
1. Ela(e) tem facilidade em associar imagens e impressões vindas dos sentidos (por ex.: audição, tato, olfato, paladar e visão). *
2. Utiliza e/ou gosta de metáforas para expressar ideias. *
3. Gosta de inventar e/ou construir coisas com os materiais que tem a sua volta. *
4. Mostra elevada capacidade de enxergar detalhes que outras pessoas comumente não percebem. *
5. Tem sonhos com muitos detalhes, sejam agradáveis ou pesadelos. *
6. Tem muitas imaginações a partir das coisas e/ou situações a sua volta. *
7. Tem muitas ideias e tem dificuldade em colocar em prática. *
8. Começa uma atividade ou projeto, mas não finaliza. Larga pela metade para logo começar outro que também não termina. *
9. Distrai-se com facilidade com qualquer coisa ao seu redor, pois quase qualquer coisa estimula a imaginação. *
10. Se pudesse, gostaria de ficar mais no mundo da imaginação que no mundo real. *
11. Em algumas situações, mostra-se resistente a mudanças. *
12. Vivencia intensamente suas imaginações (por ex.: ao contar uma estória, é como se estivesse nela vivendo cada momento). *
13. Prefere ficções (como Senhor dos Anéis, Harry Potter etc) e/ou contos de fadas, fábulas, histórias em quadrinhos etc. *
14. Gosta de inventar/criar estórias, fazer desenhos ou qualquer tipo de arte. *
15. Faz muitos planos e tem muitas ideias. *
16. Tem necessidade de atividades novas e/ou desafiadoras todo ou a maior parte do tempo (intolera o tédio). *
Se você tem algo que queira comentar/complementar sobre alguma afirmação acima, use este espaço:

1. Ela(e) mostra que tem consciência de suas emoções e estados internos. *
2.Tem intenso apego e mostra dificuldade em desapegar (por ex.: objetos, pessoas, animais, lugares etc). *
3. É muito autocrítica(o). *
4. Mostra elevada intensidade em alguns ou todos esses sentimentos: inibição, entusiasmo, euforia, orgulho, culpa, vergonha, ansiedade, raiva e medo. *
5. Tem estados de nervosismo, dor de estômago, tristeza profunda, insônia, palpitação e/ou suor excessivo. *
6. Tem o sono agitado e/ou dorme poucas horas. *
7. Irrita-se intensamente quando uma situação gera alguma frustração e/ou quando contrariada(o). *
8. A raiva ou outra emoção pode ser tanta que, em alguns momentos, “escapa” do controle e leva a crises emocionais. *
9. Mostra-se empática(o) com o sofrimento em relação a pessoas e/ou à natureza (por ex.: animais, plantas etc). *
10. Chora com facilidade por situações que comumente não comovem outras pessoas de sua idade ou mesmo as mais velhas. *
11. Sente-se profundamente decepcionada(o) quando não é correspondida(o) em suas emoções na relação com os outros. *
12. Busca estabelecer intenso vínculo afetivo com outras pessoas. *
13. Mostra dificuldade de adaptação a ambientes novos. *
14. Sente responsabilidade pelos outros (por ajudar, cuidar, proteger etc). *
15. Mostra profunda sensibilidade às diferentes situações do cotidiano. *
16. Identifica-se com as emoções e sentimentos dos outros, principalmente o sofrimento. *
Se você tem algo que queira comentar/complementar sobre alguma afirmação acima, use este espaço:

1. Mostra intensa atividade mental (pensamentos e ideias incomuns para a idade). *
2. Mostra elevada curiosidade em assuntos de seu interesse. *
3. Mostra grande concentração no que gosta de fazer. *
4. Fala de lembranças e/ou ideias em detalhes. *
5. É observadora(or) em detalhes naquilo que comumente os outros não percebem. *
6. Faz planejamentos detalhados de atividades de seu interesse. *
7. Constrói e/ou compreende ideias inesperadas para sua idade. *
8. Fala e pensa sobre suas próprias ideias com frequência. *
9. Fala e pensa sobre as ideias de outras pessoas com frequência (coisas que ouviu alguém dizer, que viu num filme, leu num livro etc). *
10. Tende a preferir a ficar mais consigo mesma(o) com seus próprios pensamentos. *
11. É questionadora(or). *
12. Tem desejo intenso por conhecimentos de uma área específica (ou várias áreas). *
13. Busca saber sempre o porquê das coisas, como elas são ou funcionam. *
14. Mostra compreensão de ideias inesperadas para sua idade. *
15. Tem preocupações inesperadas para sua idade (por ex.: questões éticas, morais, políticas, ambientais etc). *
16. Prefere atividades que exigem raciocínio lógico (por ex.: jogos, brincadeiras etc). *
Se você tem algo que queira comentar/complementar sobre alguma afirmação acima, use este espaço:

1. Gosta de atividade física intensa. *
2. É competitiva(o) mesmo que o ambiente social não estimule essa conduta. *
3. Fala e/ou age sem pensar nas consequências, mostra-se impulsiva(o). *
4. Tem dificuldade em ficar quieta(o), mostra-se agitada(o). *
5. Fala rápido, faz muitas coisas uma na sequência da outra, tem muita energia. *
6. Prefere esportes e/ou jogos que gaste bastante energia física. *
7. Mostra vontade intensa para fazer coisas, para agir. *
8. Ficar parada(o) gera irritação. *
9. Tem necessidade de atividades físicas novas e/ou desafiadoras todo ou a maior parte do tempo. *
10. Envolve-se em brigas, conflitos (às vezes, também, para defender amigos ou os mais indefesos). *
Se você tem algo que queira comentar/complementar sobre alguma afirmação acima, use este espaço:

1. Apresenta intensos estados de ansiedade (que pode se mostrar como medos e preocupações). *
2. Mostra sensibilidade às coisas belas, à estética de lugares, de objetos, de plantas etc. *
3. Detalhes relacionados às coisas belas são frequentemente notados e há uma satisfação em observá-los. *
4. Tem os sentidos mais aguçados (por ex.: fala de detalhes do gosto dos alimentos, percebe nuances dos sons, tem sensibilidade no tato, aos cheiros etc). *
5. Mostra sensibilidade a certos tipos de luz, sons, gostos, texturas e/ou cheiros ao ponto de o incômodo ser tanto que gera profunda irritação. *
6. Apresenta necessidade de ser percebido(a) e de receber atenção dos outros de modo mais intenso que outras crianças de sua idade. *
7. Gosta e busca espontaneamente contato físico com pessoas (por ex.: abraços, beijos, toques etc). *
8. Prefere a companhia de alguém que ficar sozinha(o). *
9. Busca experiências prazerosas e confortáveis. *
10. Envolve-se em brigas, conflitos (às vezes, também, para defender amigos ou os mais indefesos). *
Se você tem algo que queira comentar/complementar sobre alguma afirmação acima, use este espaço:
Data de Preenchimento:
Total Indicadores =
0.00
Total Indicadores =
0.00
Total Indicadores =
0.00
Total Indicadores =
0.00
Total Indicadores =
0.00
Total Indicadores =
0.00